quarta-feira, 25 de abril de 2012

Exercício 4 - Espaço, Corte e Luz (REFEITO)

Refiz o exercício, alterando os croquis e adicionando elementos que além de ajudar a dar noção de escala, também servem como elementos de foco, centrais, nos quais podemos aplicar o que foi perdido nesse exercício: a incidência de luz sobre diferentes objetos, texturas, ângulos, etc. Nas digitalizações abaixo estão marcados os croquis escolhidos para representação real.








Aqui eu decidi forrar a caixa, deixá-la colorida para apresentar um efeito visual interessante diante da incidência de luz. Aqui uso a luz incidindo na escultura de árvore no fundo, no calunga, no elemento cênico rosa (que pode representar tanto uma parede pintada quanto um quadro de grandes proporções), na escada e no tapete (para representar um pouco de incidência de luz sobre diferentes texturas). Nas primeiras fotos usei uma luz mais forte, mais direta. Usei iluminação tanto zenital quanto lateral.





Já nestas próximas fotos deixo a luz menos forte e começo a variar um pouco os ângulos para obter diferentes efeitos de luz, mas continuo usando dois focos de iluminação: a abertura no teto e a janela lateral no outro pavimento. Tirei também fotos mais próximas de alguns elementos, para mostrar a textura da escada, do tapete, o calunga, a escultura, e também as sombras nos andares inferiores.





 




Decidi fazer outro croqui, este sendo horizontal, para poder mostrar a variação dos objetos, da incidência da luz, dos ângulos, como também dos materiais utilizados e da escala do calunga. Neste, a caixa é bem mais clara e uso um material reflexivo no fundo, que ajuda tanto para aumentar a incidência de luz como para gerar uma textura diferente no ambiente. Neste exemplo a luz incide lateralmente, mostrando a textura da escada, do vaso de plantas, da textura e reflexão da parede do fundo e também do chão claro, com os raios de luz incidindo até o calunga, do outro lado da escada.
Mostro também fotos mais detalhadas da incidência de luz, algumas com uma luz mais direta, outras com uma luz mais suave, em diferentes ângulos, mas sempre mantendo a luz na horizontal.




 Depois de feitas as caixas, fiz as adaptações adequadas nos meus croquis. Redesenhei eles, porque vi que na montagem da caixa acabei mudando algumas distâncias e também vi que as sombras não ficaram na realidade como pensei que ficariam no croqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário