domingo, 8 de abril de 2012

Exercício 3 - Espaço e Luz

Nessa semana trabalhamos com a variação da percepção do espaço e da incidência da luz, utilizando caixas de papelão, caixas de fósforo, papéis translúcidos e coloridos, e com o utilização de um olho mágico conseguimos dar outra forma ao ambiente.
Aqui são os tópicos que deveríamos explorar neste exercício:
  • Explorar a influência da luz sobre a percepção da altura entre planos horizontais e dos efeitos provocados por diferentes estratégias de incidência (zenitais e laterais). 
  • Analisar as diferenças de efeitos espaciais produzidos pela luz com incidência zenital e com incidência lateral usando estratégias de abertura similares.
  • Utilizar e variar parâmetros de dimensão (calunga) para introduzir o conceito de escala.
  • Explorar efeitos produzidos no ambiente por superfícies transparentes, translúcidas e coloridas.
  • Explorar efeitos da luz sobre planos constituídos por diferentes materiais, cores, texturas, formas, inclinações e graus de reflexão usados no interior da caixa. 
Aqui utilizei caixas de fósforo para dar tanto uma incidência de luz diferente na caixa (tanto lateral quanto zenital) quanto para mostrar a utilização de textura e diferentes materiais (na primeira e última foto utilizo as caixinhas aparentes para dentro da caixa, para brincar com essa ideia de variações de materiais dentro da caixa). Também rotaciono a caixa para mostrar a diferença espacial de acordo com o ângulo em que ela está posicionada.

Aqui eu utilizei um outro tipo de corte na caixa e com a ajuda de papéis coloridos translúcidos e a caixa forrada de branco foi possível captar esse degradê de cores dentro dela, que mostrou um efeito muito interessante, tanto com bastante iluminação (novamente, tanto zenital quanto lateral), tirada em diferentes ângulos e inclinações e também com pouca iluminação (como mostrado na primeira foto).




 






Aqui trabalho com a variação de escala utilizando calungas. Na primeira foto usei um calunga pequeno para ilustrar como seria o efeito dessa caixa servindo como um ginásio de futebol com grama sintética, e na segunda foto poderia estar retratado uma pessoa dentro de uma sala com um carpete verde. Além de mostrar a variação de escala, quis mostrar também a variação de abertura lateral, tanto quanto abertura no teto e também a variação do material, criando essa textura diferente com o E.V.A. verde.


Aqui utilizei somente a abertura superior e a abertura no fundo para mostrar a variação de iluminação sobre o calunga. A luz superior atua como um holofote no teto.

Aqui nessas fotos exploro tanto diferentes papeis, inclinações, ângulos, aberturas e quantidade de luz que incide sobre a caixa. Na primeira foto brinco novamente com texturas e ângulos diferentes, utilizando um papelão para mostrar caneluras e ondulações na "parede" da caixa e também papel reflexivo no chão.
Na segunda foto utilizo papel translúcido azul e papel reflexivo no chão.

Na terceira foto utilizo novamente papelão para produzir ondulações na parede da caixa, assim como uma incidência de luz diferente nas aberturas laterais desse papelão. Na quarta foto utilizo aberturas circulares de diferentes tamanhos e papel translúcido colorido para criar um efeito interessante na outra parede da caixa. Trabalho novamente com um giro na caixa, mostrando a diferença dela na horizontal e na vertical.

Aqui nessas três situações utilizo novamente o corte lateral com aberturas circulares. Na primeira foto trabalho com uma rotação no ângulo de incidência da luz e papel reflexivo no fundo da caixa. Nas duas outras situações, mostro a variação da cor da luz, também utilizando um calunga no centro do cenário.

Aqui fiz um pequeno vídeo utilizando luz artificial para simular a passagem de luz nas aberturas laterais, onde podemos ver todas as cores e possibilidades de reflexão sendo exploradas nas paredes da caixa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário