terça-feira, 20 de março de 2012

Exercício 2 - Lego x Arquitetura

Nesta semana trabalhamos utilizando blocos de Legos e colocamos em prática conceitos de equilíbrio, tensão, vazios, cheios ao manipular as peças. Foram 4 etapas descritas abaixo:

ETAPA 1: cheios, vazios e tensão

Aqui a proposta era criar uma figura na qual a superfície fosse lisa, mas o interior apresentaria irregularidades.



Em seguida foi solicitado que deveríamos modificar o sólido anterior, com as mesmas peças, para tornar o exterior também irregular, mas sem perder a ideia da figura inicial.

ETAPA 2: tensão entre volumes

Aqui foi abordada a tensão entre os volumes, com uma figura vazada, de superfície interna lisa, e outra compacta e também lisa, para mostrar a interação entre os volumes e a tensão.





ETAPA 3: tensão entre planos e volumes

Nesta etapa deveríamos utilizar uma base e uma cobertura para representar as tensões entre os elementos.

 ETAPA 4: escala e proporção

Nesta etapa deveríamos escolher uma obra arquitetônica para representar em lego. A obra escolhida foi o MASP - Museu de Arte de São Paulo (1958)

 

domingo, 11 de março de 2012

Exercício 1 - Dobraduras





Na nossa primeira aula de Maquetes, examinamos diferentes tipos de maquetes e observamos os estágios de seu processo de criação e representação. Após essa etapa, trabalhamos com dobraduras, e a partir delas, tivemos de representar diferentes usos e cenários através da criatividade, trabalhando com diferente escalas e também com calungas para ajudar na visualização. Começamos com dois tipos de dobraduras, mas como eu gostei muito do processo, acabei me aventurando e fazendo alguns outros modelos, inclusive com alguns calungas feitos de dobraduras também.



Aqui apresento três visões sobre a mesma dobradura. Nas duas imagens apresentadas acima, tive a ideia de usar a peça como uma espécie de biombo, onde a pessoa poderia trocar de roupa.
Nas outras duas fotos abaixo, uso diferentes escalas para mostrar a função da dobradura. 











Na foto à direita, ela representa um edifício, inspirado em prédios como o Urban Cactus High Rise, o Suite Vollard e o Marina City












Marina City
Urban Cactus High Rise

Suite Vollard
Na foto abaixo, a peça tem a função de uma espécie de cobertura, podendo estar situada sob uma ponte ou uma passarela para pedestres.




Já nessa imagem, uso outra dobradura, que neste caso representa uma grande edificação. Tomo como inspiração o Hotel Ryugyong, situado na Coréia do Norte.

Hotel Ryugyong
Aqui dou funções de objetos e decoração para a mesma dobradura mostrada acima. Nas duas fotos abaixo ela funciona como uma espécie de mesa moderna.



Abaixo uso duas dobraduras iguais para representar funções diferentes. Na primeira dou a função de uma prateleira de livros moderna. Na segunda imagem, as peças funcionam como o telhado de uma casa pequena, de somente um pavimento.
Aqui o mesmo objeto funcionando como cesto de lixo e também como cadeira.
Aqui uso o objeto anterior como luminária, em cima de uma dobradura com função de mesa. Na imagem ao lado, a mesma dobradura sendo usada como uma espécie de bancada.
Aqui uso como inspiração para a primeira imagem o Templo de Lótus, construído em Nova Delhi. Na imagem ao lado a mesma dobradura é usada como uma tenda.
Templo de Lótus
E para finalizar, uso esta dobradura para representar uma espécie de escultura arquitetônica em um estilo que lembrou, ao menos para mim, a linha de Oscar Niemeyer.


Segue aqui o link para as dobraduras apresentadas: http://www.laurenceking.com/folding-techniques-videos.htm